O que é a Psicoterapia Holística e como funciona?
O que é Psicoterapia Holística?
A Psicoterapia Holística é o nome que se dá as Terapias que segue os princípios do holismo , quer dizer, corpo, mente e alma. Porém são terapias voltadas para o tratamento na psique do ser humano. Basicamente é um conjunto de terapias que visam a promoção a saúde, a prevenção de doenças e agravos, alívio de sintomas e cura, através do cuidado integral do ser humano. Seus componentes, em sua maioria, têm berço na medicina oriental e trazem consigo uma mistura entre o conhecimento prático e científico.
A Psicoterapia Holística se trata de uma integração entre a mente e o espírito com o corpo. Defendemos a idéia que o corpo é afetado por nossos pensamentos e emoções e por isso, temos que aprender a conhecê-los e entendê-los.
Não trabalhamos a mente da mesma forma que você faria com a psicologia clínica. Este aspecto contempla as emoções e distúrbios psicológicos a partir da integração do corpo, mente e espírito, ou seja, inclui a totalidade do ser humano e representa uma resposta de evolução e desenvolvimento de si mesmo.
Essa psicoterapia contempla a totalidade do ser humano e, portanto, não deixa de lado nenhum aspecto. Uma vez que em muitos distúrbios psicológicos e traumas de pessoas, muitas vezes tem vários componentes do inconsciente. A terapia holística nos ajuda a nos conectarmos com as áreas que muitas vezes não entendemos no dia a dia.
Além disso, deve-se levar em conta que o corpo também é afetado por nossas emoções. Por esta razão, a psicologia holística considera ambas as dimensões como um todo.
Como a Psicoterapia Holística funciona?
Cada pessoa tem sua maneira de ser, pensar e agir. Quando nos perguntamos por que somos assim, devemos também nos perguntar o que nos levou a ser assim. A infância costuma ser uma das fases em que são feitos os maiores traumas e experiências negativas que terão impacto no futuro.
Tratá-los desde a raiz, lembrando a origem dos danos, é a única forma de superar esses acontecimentos e seguir em frente.
A maioria das pessoas que vai à terapia o faz porque seus pensamentos ou comportamento estão causando problemas. Contemplar apenas nossa forma consciente não nos ajudará a entender o porquê de nossa atitude e, portanto, continuaremos infelizes.
A Medicina Holística visa não apenas tratar o “problema” de alguém, e sim todos os seus aspectos: Físicos, emocionais, atitudes e crenças (mentais) da pessoa, relacionamentos e etc. Porque entendemos que uma vez que todos estes aspectos não são tratados o problema sempre retornará.
Além de buscar a compreensão do problema em questão, sua origem e suas consequências, também utilizamos técnicas terapêuticas naturais e vibracionais que vão auxiliar todo este processo.
O que pode ser tratado com a Psicoterapia Holística?
As terapias holísticas éticos. Terapias holísticas também são usadas como tratamentos complementares, contribuindo com os chamados tratamentos convencionais.
A abordagem Psicoterapêutica Holística se propõem a tratar diversos problemas de saúde, é eficaz no tratamento de diferentes tipos de transtornos:
- Ansiedade;
- Insônia;
- Medo;
- Dores físicas ou musculares
- Bloqueios energéticos
- Transtorno depressivo maior;
- Problemas relacionados ao estresse;
- Transtornos relacionados ao trauma, como abuso sexual e etc.
A Transformação
A psicologia holística busca transformar:
- corporal;
- mental;
- emocional.
A psique faz parte do inconsciente da personalidade para que “problemas” surjam. Além disso, que possam ser identificados e resolvidos.
Da mesma forma, visa resgatar a identidade original da pessoa. E o ajuda, a partir de sua base e não da distorção, como deveria ter acontecido desde o início.
A abordagem da Psicoterapia Holística
O objetivo dessa abordagem é equilibrar todos os diferentes aspectos da pessoa. De modo que a pessoa seja tratada por inteiro no tratamento e não apenas um aspecto da pessoa.
Por exemplo, na abordagem médica tradicional ocidental, alguém com artrite seria tratado por um especialista. Ele o trataria de sua artrite com medicamentos e outras intervenções.
Usando a medicina holística, em vez de apenas tratar a artrite de alguém, os aspectos emocionais, atitudes e crenças (mentais) da pessoa, relacionamentos. Como a doença e os aspectos espirituais (significados mais profundos sobre a existência e o futuro de alguém) a afeta, isso se abordará no processo de tratamento.
Considerações finais sobre Psicoterapia Holística
Como pudemos a medicina Holística visa tratar o ser como um todo, buscando entender todos os aspectos causadores da “mal”que aflige o individuo. Isso por si só já aumenta grandemente as chances de reabilitação do mesmo tendo em vista que o individuo passará por uma ressignificação daquilo que o aflige sejam eles traumas crenças e etc.
Finalizo este post agradecendo a você que chegou até aqui, se foi útil peço que deixe seu comentário. Será um prazer interagir com você e conhecer sua opinião a respeito de tema.
Gratidão!